Hospitalização e risco de mortalidade em pacientes com AR e DPI semelhantes para anti-TNF e agentes não anti-TNFs


Ainda pouco se sabe sobre o manejo ideal das terapias biológicas e sintéticas alvo-específicas em pacientes com artrite reumatoide (AR) com doença pulmonar intersticial (DPI).

Apesar da escassez de dados, alguns estudos apontavam para maior mortalidade com o uso de anti-TNFs em pacientes com DPI associada à AR (DPI-AR).

Esse estudo de vida real, apresentado no ACR 2023, comparou os resultados entre pacientes com DPI-AR recebendo anti-TNFs vs biológicos não anti-TNFs/inibidores de JAK (n=237 em cada grupo).

Foi usada uma abordagem de correspondência por escore de propensão para garantir que os pacientes de cada grupo fossem bastante semelhantes.

Foram excluídos pacientes que usaram micofenolato ou antifibróticos que pudessem ser usados especificamente para tratar a DPI. A coorte tinha idade média de 68 anos e 92% eram homens.

O desfecho primário foi um composto de tempo até a hospitalização ou mortalidade por problemas respiratórios.

Os pesquisadores também avaliaram a hospitalização respiratória ou a mortalidade respiratória ou por todas as causas.

O desfecho primário foi observado em 3 anos e o desfecho secundário em 1 ano.

Não houve diferenças significativas entre o uso de anti-TNFs e biológicos não anti-TNFs/inibidores de JAK em relação ao desfecho primário*.

*HR=1,19; IC 95% = 0,91-1,56
HR ajustado=1,22, IC 95% = 0,92-1,6


As hospitalizações respiratórias, a mortalidade por todas as causas e a mortalidade respiratória também foram comparáveis entre os dois grupos.

Take-home message



Apesar das taxas de hospitalização e mortalidade por problemas respiratórios não terem diferido entre pacientes com DPI-AR usuários de anti-TNFs vs terapias biológicas não anti-TNFs/inibidores de JAK, com esse estudo não se consegue comprovar que os anti-TNFs tratem a DPI-AR, tornando-se necessários estudos randomizados nesse sentido.

Referência



England BM. Abstract 1582. Apresentado no ACR Convergence 2023.



05/01/2024

0 responses on "Hospitalização e risco de mortalidade em pacientes com AR e DPI semelhantes para anti-TNF e agentes não anti-TNFs"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *